• Cláudia Vidigal

Saúde mental do colaborador: como ajudar?



O presente texto pretende relatar um pouco sobre o trabalho de assistência psicológica corporativa que desenvolvo para algumas empresas.

A assistência psicológica corporativa, em linhas gerais, busca promover saúde mental aos colaboradores e auxilia-los a lidar com fontes de estresse e problemas no trabalho de forma emocionalmente mais equilibrada.

Uso abusivo de substâncias químicas, falecimentos de alguém da equipe ou de algum familiar, adoecimentos, expatriação, avaliações de desempenho, assédio moral, estresse, problemas de relacionamento, problemas financeiros, jurídicos e familiares, são alguns exemplos de situações que podem despertar, nos colaboradores, questionamentos e reavaliações de vida muito intensas, podendo desencadear crise na Organização e impactar fortemente a sua produtividade e economia.

Como eu trabalho?

Uma vez fechada parceria com a empresa, a assistência psicológica corporativa pode ocorrer em meu consultório ou in-company, por meio dos seguintes serviços:


- Criação de programas para promoção de saúde e prevenção de agravos;

O ambiente corporativo pode afetar negativamente o indivíduo. Rotina desgastante, cobranças, sobrecarga de trabalho e dificuldades de relacionamento podem gerar medos, aflições, incertezas, estresse, insatisfação, dificuldades para separar vida pessoal da profissional, provocando intenso sofrimento e esgotamento profissional.

O objetivo desses programas é ajudar na construção de espaços de atenção nas instituições que proporcionem aos profissionais a oportunidade de expressarem as dificuldades relacionadas ao ambiente de trabalho e a respeito de suas responsabilidades.


- Palestras;

As palestras ou workshops buscam abordar os temas relacionados ao bem estar psíquico em ambiente de trabalho, auxiliando como ferramenta para gerar qualidade de vida aos colaboradores de diversas áreas, e também auxiliar a empresa a proporcionar um ambiente saudável, minimizando o sofrimento psíquico e envolvimento pessoal, bem como promover uma melhora no relacionamento interpessoal. Entendendo que cada profissional é único, e cada empresa possui sua realidade, as palestras são elaboradas de acordo com a necessidade apresentada, sempre com o objetivo de visar a qualidade de vida e bem estar no ambiente de trabalho.


- Plantão psicológico (in-company)

Após estabelecimento de agenda com a empresa, permanecerei disponível para atendimento aos colaboradores, com objetivo de:

a) Acolher e identificar os seus pontos de sofrimento (queixas e demandas);

b) Realizar orientação psicológica e acompanhamento individual (in-company) de questões pontuais e/ou emergenciais;

c) Realizar encaminhamentos para psicoterapia de longo prazo (externo), se necessário;

d) Realizar encaminhamentos para avaliação psiquiátrica e/ou outros tipos de encaminhamentos

Para ocorrer, é preciso de uma sala equipada e reservada onde o sigilo seja resguardado.

- Gerenciamento de estresse por situação de crise (in-company)

Em geral, esse serviço é solicitado pela área de Recursos Humanos da empresa quando uma situação de crise está gerando impactos importantes em seu capital humano, como, por exemplo, o falecimento de um colaborador por acidente de trabalho.

Os atendimentos ocorrem in-company, podendo ser individuais e/ou em grupo.

O grupo é indicado para oferecer apoio psicológico e proporcionar oportunidade para expressão de sentimentos, pensamentos e reações relacionados ao incidente que desencadeou a crise. Para ocorrer, é necessário que uma sala seja devidamente equipada e reservada para tal. Objetiva-se que os colaboradores possam ouvir uns aos outros e perceber as reações diferentes e semelhantes de cada um em relação ao evento adverso, além de realização de orientações preventivas.

Os atendimentos individuais in-company são oferecidos aos colaboradores que, após participação no grupo, foram identificados como necessitando de maior atenção e aos que solicitaram espontaneamente. A ideia dos atendimentos individuais é monitorar se as manifestações emocionais estão dentro do que é esperado para cada situação e avaliar a presença de fatores de risco para desenvolvimento de quadros mais graves.


- Tratamento psicológico (Psicoterapia) (consultório particular)

Serviço oferecido aos colaboradores e seus familiares da empresa que objetiva a realização de avaliação psicológica e psicoterapia.

A avaliação psicológica visa identificar as causas de sofrimento do individuo por meio de entrevistas e da utilização de instrumentos psicológicos (qualitativos ou quantitativos).

A Psicoterapia, após avaliação psicológica, consiste na realização de intervenções verbais com a finalidade de aliviar um problema, queixa ou transtorno.

In-company ou em consultório, a assistência psicológica corporativa traz benefícios importantes para os colaboradores e para a empresa no que diz respeito aos relacionamentos profissionais, ao desempenho profissional, à redução do índice de absenteísmos e à vida pessoal uma vez que, de maneira preventiva, possibilita investigação a respeito dos aspectos desencadeadores de desequilíbrio emocional, elaboração de estratégias e propostas de intervenções que visam melhora da qualidade de vida do colaborador e das condições de trabalho, permitindo que o equilíbrio e a produtividade organizacionais sejam resgatados.


#saudemental #psicoterapia #psicologiacomamor #psicologia #claudiavidigal #qualidadedevida #saudeparatodos #bemestar #psicologiacorporativa #empresasaudavel

0 visualização

Follow me

© 2023 by Nicola Rider.
Proudly created with Wix.com

 

Cel.: (11) 96381-3304