• Cláudia Vidigal

Psicólogo, Psiquiatra e Psicanalista - você sabe quais são as diferenças?


Infelizmente é ainda muito comum o desconhecimento das pessoas a respeito das diferenças entre o psicólogo, o psiquiatra e o psicanalista, e tal desconhecimento, consequentemente, acaba dificultando a procura por tais profissionais e atrasando a possibilidade de tratamento, contribuindo para o agravamento de determinados adoecimentos mentais.

Por isso, procurarei realizar alguns esclarecimentos, da forma mais objetiva possível:

Psicólogo

Para ser um, é preciso realizar faculdade de Psicologia (que tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura, e 5 anos para a obtenção do título de psicólogo).

O psicólogo, ao longo da faculdade, estuda o funcionamento dos processos da mente humana, as patologias e as diferentes teorias a respeito.

Após concluir o curso (ou durante), em geral, o psicólogo acaba escolhendo a teoria que mais se identifica para orientar o seu trabalho (linha ou orientação teórica) e busca aprofundar o conhecimento de tal teoria em um curso de especialização ou de formação.

Ele é habilitado a realizar psicoterapia, avaliação psicológica (ou psicodiagnóstico), orientação psicológica entre outras atribuições, com atuação em diferentes âmbitos.

Psiquiatra

Sua formação requer faculdade de medicina (6 anos) seguida de residência (3 anos).

Assim como o psicólogo, o psiquiatra estuda conhecimentos a respeito do funcionamento dos processos da mente humana e os transtornos mentais, e pode realizar psicoterapia, porém, diferentemente do psicólogo, somente ele poderá prescrever tratamento medicamentoso.

Psicanalista

A formação do psicanalista é tema controverso no meio psicanalítico e varia muito entre as "escolas" de psicanálise, pois além das ramificações teóricas existentes dentro da Psicanálise, Freud entendia que a formação de um psicanalista não deveria ter um caráter acadêmico.

Por essa razão, tornar-se psicanalista não é apenas realizar um curso de especialização ou formação em Psicanálise e obter um certificado. Tornar-se psicanalista significa ocupar a posição de analista, que só é possível se o aspirante a psicanalista:

  • passar ele próprio por uma experiência de análise;

  • estiver sempre aprimorando o conhecimento;

  • atender e realizar supervisão dos casos atendidos;

O psicanalista estuda a teoria desenvolvida por Sigmund Freud que envolve a aceitação de processos psíquicos inconscientes e que, além de teoria, é também um método de investigação (dos processos psíquicos inconscientes) e um método de tratamento do sofrimento subjetivo e das doenças mentais.

O objetivo de um tratamento psicanalítico é promover uma transformação no modo de pensar e agir de uma pessoa por meio da análise e interpretação de seus conflitos e dos seus aspectos inconscientes.

Para realizar curso de formação ou especialização em Psicanálise não é preciso ser psicólogo, basta ter curso superior completo e desejo de ser analista.


#psicologia #psquiatria #psicanalista #terapias #diferencas #vcsabia #descubra #estudos #sabedoria #cuidados

0 visualização

Follow me

© 2023 by Nicola Rider.
Proudly created with Wix.com

 

Cel.: (11) 96381-3304