• Cláudia Vidigal

Insônia: Dicas para vencer as noites mal dormidas!


“E quando chega a noite e eu não consigo dormir, meu coração acelera e eu sozinha aqui....eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão, olho nos olhos no espelho e o telefone na mão...” (Música: A noite - Tiê)

Se identificou com a letra da música? Então, confira esse texto sobre a insônia!

Queixa muito comum na clínica, a insônia é um sinal de que você está precisando olhar mais para si e para sua saúde.

A insônia consiste na apresentação de dificuldades persistentes para adormecer, para permanecer dormindo ou sensação de que não descansou o suficiente. Pessoas que apresentam insônia podem apresentar dificuldades de concentração, desempenho lento nas atividades, além de dores de cabeça, irritabilidade, dores no corpo, muita indisposição durante o dia, além de contribuir para mudanças no metabolismo que aumentam a possibilidade de desenvolvimento de outras doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes.

O primeiro passo no tratamento da insônia consiste em identificar as possíveis causas, que podem incluir: falta de rotina, presença de claridade e barulho, alimentação desequilibrada e pouco saudável, falta de atividade física, alterações hormonais, doenças crônicas, questões emocionais e determinados medicamentos.

A melhoria dos hábitos do sono, mais conhecida como higiene do sono, em conjunto com o estabelecimento de uma rotina cronológica e alimentar mais saudáveis, psicoterapia, tratamentos alternativos (como massagens e acupuntura) e tratamento medicamentoso (após avaliação médica) contribuem significativamente para o restabelecimento de boas noites de sono e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida. Se você sofre de insônia constantemente, procure logo a orientação de um profissional da área da saúde.

Algumas dicas:

· Estabeleça uma rotina e busque segui-la regularmente; · Retire de seu quarto focos de luminosidade e de sons (você pode contar com o auxílio de uma venda ou protetor auricular); · Busque orientação nutricional; · Prepare-se para dormir: tome um banho quentinho, diminua as luzes, tome uma bebida quente ou chá, leia um livro....desconecte-se; · Faça exercícios físicos durante o dia; · Busque travesseiro e colchão adequados;


Insônia e aspectos emocionais: 

Conforme falado anteriormente, é fundamental a identificação das causas que podem te levar a apresentar quadro de insônia. Dentre os aspectos emocionais associados à insônia, em minha experiência clínica, detecta-se: 


- supervalorização de determinadas preocupações;

- antecipações de situações futuras;

- preocupações intensas a respeito do próprio desempenho e a respeito de julgamentos alheios;

- vivência de relacionamentos pouco saudáveis;

- estratégia de enfrentamento defensiva frente aos impasses e incômodos do dia a dia;

Tais aspectos podem estar contribuindo para suas noites mal dormidas sem que você perceba, por isso a importância de buscar ajuda psicológica.

19 visualizações

Follow me

© 2023 by Nicola Rider.
Proudly created with Wix.com

 

Cel.: (11) 96381-3304