• Cláudia Vidigal

EMPATIA OU COMPAIXÃO: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?


Palavras estas tão em voga atualmente, elas são responsáveis pela evolução humana. Irmãs, elas são diferentes mas caminham sempre juntas.


A Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se sensibilizar em relação às emoções e os sentimentos vivenciados por outros indivíduos.


Já a Compaixão é a emoção que, por meio do processo empático, motiva indivíduos a investirem esforços para diminuir o sofrimento alheio.


A ciência tem demonstrado que os circuitos neurológicos que levam à empatia ou à compaixão são diferentes e que elas podem ser treinadas e desenvolvidas, em qualquer idade, se a cultura familiar e social as favorecerem.


Estudos demonstram que o estímulo dessas capacidades em crianças e adolescentes melhora os resultados acadêmicos, o bem-estar emocional e a saúde deles.


Anteriormente mais requisitadas na área da saúde, a empatia e a compaixão são capacidades e/ou habilidades emocionais cada vez mais demandadas por escolas, universidades e empresas, não se restringindo mais somente a área da saúde.


23 visualizações0 comentário