• Cláudia Vidigal

Atendimento Infantil: como funciona?

Em um primeiro momento, são realizadas entrevistas com os pais e/ou responsáveis para entender os motivos da procura pelo atendimento psicológico e obter mais informações e detalhes a respeito da criança e da sua história de vida. Encerrado esse primeiro momento, inicia-se os atendimentos com a criança com objetivo de avaliação.

A criança expressa sua subjetividade de forma diferente da do adulto. Fantasias, desejos e experiências são expressadas simbolicamente, por meio do brincar e da realização de desenhos. Por essa razão, o atendimento a crianças utiliza recursos gráficos e caixa lúdica que contém alguns tipos de brinquedos. No momento da avaliação, observa-se o modo como a criança brinca, sobre o que ela brinca e como ela estabelece interação com o psicólogo. E, em geral, requer pelo menos 12 sessões para sua conclusão e pode ou não contar com a utilização de instrumentos psicológicos.

Após a avaliação, realiza-se entrevista de devolutiva, em que os aspectos observados são informados aos pais e/ou responsáveis e o tratamento psicológico, que é a psicoterapia, pode ou não ser sugerida bem como possíveis encaminhamentos para avaliação de outros profissionais, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psiquiatras, neuropediatras, neuropsicólogos, pedagogos, acompanhantes terapeutas, nutricionistas...

Se a psicoterapia for sugerida e houver consentimento dos pais/responsáveis, a continuidade dos atendimentos com a criança passa a ocorrer, porém, agora, com a realização de intervenções (por meio da conversa e do brincar) com objetivo de promover alivio do sofrimento psíquico da criança e contribuir para melhora da sua qualidade de vida.

Encontros periódicos com os pais/responsáveis ocorrerão ao longo do acompanhamento psicológico, bem como possíveis visitas a escolas, para solicitação de informações bem como auxilio e orientações.


#atendimentoinfantil #psicologiainfantil #bemestar #psicologiacomamor #ClaudiaVidigal #psicologiaparatodos #psicologiaclinica



0 visualização

Follow me

© 2023 by Nicola Rider.
Proudly created with Wix.com

 

Cel.: (11) 96381-3304