Publicações

Revista Estudos de Psicologia (Natal)

Qualidade de vida profissional na saúde: um estudo em Unidades de Terapia Intensiva

Diante do atual cenário a respeito da saúde mental dos profissionais no âmbito da assistência à saúde e tendo em vista que as características e especificidades das Unidades de Terapia Intensiva parecem favorecer a suscetibilidade dos profissionais da saúde a adoecimentos físicos e mental e os poucos estudos nacionais dedicados a investigar a Qualidade de Vida Profissional e Fadiga por Compaixão, este estudo busca contribuir para melhor compreensão deste fenômeno e se propõe a avaliar a Qualidade de Vida Profissional, por meio da análise de Satisfação por Compaixão, Burnout e Estresse Traumático Secundário (que compõem a Fadiga por Compaixão) em profissionais da saúde que atuam em Unidades de Terapia Intensiva, e verificar quais são os fatores de risco para a ocorrência de Burnout e Estresse Traumático Secundário nesses profissionais.

Para ler o artigo na íntegra, acesse o link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2019000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

Blog Guia GLBTS Classificados

Cuide-se, ainda mais neste momento.

 Em meio ao atual cenário pandêmico, muitas pessoas se viram obrigadas a interromper o tratamento psicológico ou psiquiátrico presencial. Essas pessoas podem estar ainda mais vulneráveis a se desestabilizarem durante o período de quarentena.

Confira o texto completo em: https://www.guiaglbts.com.br/blog/ 

 

Blog Nossos Doutores

 

As dores da Alienação Parental: a criança usada para agredir um dos pais

 

Em geral a alienação parental ocorre quando a separação dos pais é vivenciada de forma complicada por um deles, ou até mesmo por ambos, e o despreparo emocional que vivem acaba recaindo sobre os filhos, levando-os a expressar um ódio que não é deles, imputando culpas que não deveriam existir, e colocando-os em posição de objeto, para agredir o outro cônjuge.

Confira o artigo escrito pela Psicóloga Cláudia Vidigal:  https://blog.nossosdoutores.com.br/alienacao-parental/

 

Blog Nossos Doutores

Os efeitos do bullying na escola: dores que permanecem

O Bullying agride hoje, mas deixa marcas emocionais que custam a cicatrizar. Evitar e combater o bullying requer esforço coletivo, apoio psicológico para quem sofre e a noção clara o que é apenas brincadeira para um, pode causar enorme dor no outro.

Confira o artigo escrito pela Psicóloga Cláudia Vidigal:  https://blog.nossosdoutores.com.br/bullying-na-escola.

Conexão Seguros Unimed:

Fadiga por compaixão: o que é e como tratá-la

 

Para Cláudia Vidigal, mestre em psicologia clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), muitas vezes os profissionais tentam não se envolver e buscam, assim, criar um mecanismo de defesa contra seus próprios sentimentos. “Isso os leva ao isolamento ou a um comportamento narcísico que pode beirar o egoísmo e o cinismo, a despersonalização”, afirma.

Confira a entrevista na íntegra: http://bit.ly/2gl3GuU

Revista Melhores Práticas em Saúde - 21ª edição

Fadiga por compaixão

Confira a matéria na íntegra: 

Follow me

© 2023 by Nicola Rider.
Proudly created with Wix.com

 

Cel.: (11) 96381-3304